Bendita Floripa!

Bendita Floripa!

8 de novembro de 2007 5 Por Mauricio Oliveira

A bela capital, hoje um dos destinos mais descolados da cena GLBT, se prepara para um grande verão e para o Réveillon. Programe-se e saiba como aproveitar antes, durante e depois, esse tesouro no sul do Brasil

A bela capital, hoje um dos destinos mais descolados da cena GLBT, se prepara para um grande verão e para o Réveillon. Programe-se e saiba como aproveitar antes, durante e depois, esse tesouro no sul do Brasil.

DICAS ESPECIAIS
+ Pesquise e reserve um hotel aqui com até 80% OFF
+ Alugue um carro e pague em até 12x sem IOF
+ Reserve seus passeios e compre ingressos de atrações
+ Tenha internet com um Chip 4G internacional em suas viagens
+ E não se esqueça do seu Seguro Viagem!


Dezembro vai chegando… e Florianópolis cada vez mais bombando! Essa deslumbrante cidade, carinhosamente apelidada de Floripa, é hoje um dos destinos mais procurados por gays. Razões não faltam, inclusive se pensarmos no Réveillon. Imagine um lugar onde a aterrissagem já proporciona uma das vistas mais belas do país! Isso já faz parte de sua chegada. Agora vale saber que Floripa é uma cidade muito bem dividida – e bem animada. Pode-se circular por dois cenários totalmente diferentes: o urbano e o natural. Esse é seu charme básico. De um lado, a cidade em si, bem metropolitana, no continente. Seu símbolo é a ponte Hercílio Luz – inaugurada em 1926 e bem parecida com a famosa Golden Gate, de São Francisco, e que leva a outros destinos como Blumenau, Camboriú e Joinville.

Dica 1 Dica 2 Dica 3

Lagoa da Conceição, onde a
noite vários bares fervem


Na praia de Joaquina, vale deslizar nas areias comas pranchas sandboards

Avenida Beira Mar Norte:
caminho para se fazer a pé

Depois, a ilha de Santa Catarina, com 42 ótimas praias, uma grande lagoa, centenas de homens lindos e points tanto para surfe como para nudismo. O modelo Paulo Zulu, por exemplo, mora por lá – e mais mulher e filhos. Para onde quer que você olhe, dá de cara com um belo nativo. A mistura de imigrantes italianos, alemães e açorianos resultou em um povo de traços fortes, mas delicados ao mesmo tempo. Quem resiste?

Hoje, a capital catarinense conta com uma excelente estrutura para receber turistas em geral e os gays, em particular. À rede de bares, restaurantes, clubes, hotéis e programação gay-friendly, somam-se as belezas naturais abundantes na ilha. E no Réveillon, o clima de confraternização toma conta das praias, das ruas e da noite. Acontecem festas para todas as tribos. Até o espetáculo da queima de fogos é caprichado e a aglomeração nas ruas é menos claustrofóbica do que a carioca.

Antes do champanhe – A programação de fim de ano começa bem antes do Réveillon propriamente dito. Quando vai chegando dezembro e o sol cada dia mais forte, Floripa já começa a ferver. As hordas de turistas vão tomando conta da cidade. E a turma gay começa a armar seu circuito.

Festas pré-virada acontecem todos os dias e a melhor maneira de se inteirar sobre o itinerário da balada é freqüentando a Praia Mole. Esse pedaço de areia no leste da ilha, entre as praias da Galheta e Joaquina, é um dos mais badalados da cidade. Principalmente o canto do quiosque do Deca, que fica no canto norte, e que, a partir das 10h da manhã, vira point de clientes belos e descolados. O som é alto e atiça turistas e nativos para drinques, papos e paqueras. Com a ferveção, o serviço do bar pode ficar meio lento. Banque o baladeiro pós-graduado: faça amizade com os garçons, capriche na gorjeta no primeiro e último dias e assim garanta reserva de mesa para as próximas ocasiões. Depois de tomar uma ducha na própria barraca, perto das 14h, o Deca está no auge. Você já deve saber de duas ou três baladas. E assim se passam os dias, antes e depois do 31 de dezembro. Um verão perfeito com praia, sol e belos homens!

No dia da virada, depois de assistir aos fogos à beira-mar, é hora de escolher a festa. As mais animadas costumam acontecer nos clubs como o Concorde, o Mix Café, o El Divino ou o The Pub. As pistas de dança são verdadeiros celeiros de gente bonita, e o som vai desde o eletrônico fino até a drag music rasgada. E, se tiver pique, você ainda pode emendar uma praia depois das after-hours.

Tirando a roupa – Uma vez em Floripa, aproveite para conhecer o belo litoral. Próximas à Mole, por exemplo, estão Galheta e Joaquina, cada uma com sua vocação. Galheta é a praia do nudismo, e que, talvez por ser tão próxima do bar do Deca, também atrai bastante o público gay. Na areia, a paquera é discreta. Mas a trilha que leva até lá é babado puro! Já Joaquina é a praia do surf e uma das mais belas da ilha. As de Brava, Canasvieiras e Jurerê são também ótimas opções para se revezar ao longo do litoral. E não deixe de subir no Morro da Cruz. Lá do alto do mirante, vê-se uma bela paisagem da ilha, que rende lindas fotos.

Deliciosamente urbana – A ferveção em Floripa é forte, mas não é o único atrativo da cidade. Aproveite também o aspecto metropolitano. À noite, passeie sem pressa pela Avenida Beira Mar e sinta a brisa fresca que vem do oceano. Ou caminhe pela Barra da Lagoa da Conceição, avenida cheia de bares e restaurantes gostosos. Entre eles, o Bistrô Isadora Duncan, que tem clima intimista e decoração caprichada.

Ainda na região da Lagoa, outro programa bacana é a feira de artesanato que acontece todos os domingos. O lugar lota, principalmente ao cair da tarde, e lá se encontram belas bijuterias, objetos de decoração e suvenires. No centro, o Floribar Café Lounge é perfeito para jantar, bebericar e jogar conversa fora. O ambiente colorido e moderno é o cenário ideal para uma noite descontraída, mas menos fervida. Se você gosta de saunas, conheça as termas Hangar e Oceano.

Toda essa magia tem feito de Floripa um destino que cativou uma legião de turistas fiéis. Com seu povo, na verdade, uma estonteante miscigenação bronzeada, sua belíssima costa litorânea e a infraestrutra urbana de boa qualidade de vida, é a prova de que nosso país tem cenários irresistíveis. E gays sabem aproveitar esses paraísos como ninguém. Então, é para começar o ano de 2008 muito bem!

As principais dicas para conhecer Florianópolis

Informações úteis

• Florianópolis recebeu no último ano 1,8 milhão de turistas na temporada e 2 milhões no resto do ano. Foi o primeiro ano que a cidade recebeu visitação superior no período fora da alta temporada. Segundo o Secretário de Turismo, Mário Roberto Cavallazzi, isso se deve ao crescente número de eventos que acontecem na cidade.

• A população é constituída por descendentes de portugueses açorianos 60%, italianos 20% e alemães 10%. Os 10% restantes misturam poloneses, russos e espanhóis.

• Não se assuste se ouvir as pessoas serem chamadas de “manezinhos”: é um singelo apelido dos nativos de Florianópolis.

• Coma mariscos quando estiver na ilha. A região é a maior produtora nacional de ostras, vieiras e outros mexilhões, o que garante que eles serão sempre frescos e mais baratos do que em outros estados.


Outras atrações
• A I União Coletiva Homoafetiva de Santa Catarina acontece dia 28 de dezembro. É um casamento coletivo de 100 casais homo com direito a cerimônia, álbum de fotos, jantar e festa a ser realizado no Lagoa Iate Clube (www.lic.org.br).

• O Pop Gay acontece durante o carnaval. Reúne 20 mil pessoas no centro de Florianópolis, com DJs em plena avenida e com drags apresentando concursos diversos.

• O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no município de Palhoça, a 30 km de Florianópolis, é a maior reserva ecológica do estado e possui uma das mais ricas coleções botânicas do Brasil. Visitas monitoradas e francas. Bromélias estão por todo o caminho.

• Alguns bons destinos, ao norte de Florianópolis, ficam bem perto. Para Blumenau são 2 horas. Sua paisagem, que lembra as cidades alemãs, as compras e um bom chope valem a visita; Joinville está a 1h30 e é uma grande cidade. Já o procurado Balneário de Camboriú está a apenas 30 minutos e possui boas praias urbanas e uma noite bem animada.

• No sul, a 80 km, fica uma região de praias queridas pela turma do surf como as de Garopaba, em especial a Ferrugem, ou as praias do Rosa e a da Vila, em Imbituba. É um circuito de gente bonita, jovem, pousadas charmosas e lugares com boa música.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS SUAS VIAGENS PELO MUNDO

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva acima de R$190. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Ofertas de hospedagens no Brasil com super descontos!


Booking.com