Rio de Janeiro, a capital gay do verão do Réveillon ao Carnaval

Rio de Janeiro, a capital gay do verão do Réveillon ao Carnaval

26 de dezembro de 2007 0 Por Mauricio Oliveira

Gays de todo o mundo invadem a cidade dias antes do Réveillon e se divertem até depois do Carnaval. É um festival de noites trepidantes, charme para diversas atrações e muita sensualidade sob um sol de 40 graus!

Do final de dezembro ao Carnaval, o Rio de Janeiro continua muito mais que lindo. A cidade se transforma na capital gay do planeta. Não se espante se cruzar, numa lan house de Ipanema, com aquele delicioso artista pornô gringo que você viu num filme ontem, ou se conhecer, numa das eletrizantes festas eletrônicas ou num ensaio de escola de samba, um sedutor africano. Enfim, gays de todo o mundo querem voar para o Rio.

DICAS ESPECIAIS
+ Pesquise e reserve um hotel aqui com até 80% OFF
+ Alugue um carro e pague em até 12x sem IOF
+ Reserve seus passeios e compre ingressos de atrações
+ Tenha internet com um Chip 4G internacional em suas viagens
+ E não se esqueça do seu Seguro Viagem!


Ver os fogos no Réveillon de Copacabana, passar o dia nas areias da Farme de Amoedo, ir a festas com os mais hypados DJs da cena GLBT e participar do maior espetáculo da Terra: o Carnaval carioca. O turismo oficial do Rio trouxe, inclusive, um grupo de jornalistas de várias publicações homo para conhecer a cidade, conseguindo assim uma boa publicidade para essa temporada. O Carnaval deste ano acontece cedo. E o Rio, que recebe cerca de 700 mil pessoas de todo o mundo nesta época, acaba tendo uma festa homo daquelas que não param.

Paisagem maravilhosa – Muitos aficionados da cidade ainda não conhecem seus principais pontos turísticos. Aliás, não podemos nos esquecer: o Cristo Redentor passou a ser uma das sete novas maravilhas do mundo. A estação do trem que garante o transporte até o gigante monumento sagrado fica no Cosme Velho e funciona diariamente das 8h30 às 18h30.

O Cristo conta agora com três elevadores panorâmicos para 14 pessoas. Chegando aos pés da estátua de 38 metros, tente esquecer da multidão e se maravilhe com a paisagem. À sua frente encontram-se o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã e praias como Ipanema e Copacabana. Se o dia estiver nublado, esqueça a visita. A opção é ir ao Pão de Açúcar. Feita por bondinho, a visita possui dois trechos: o primeiro da praia Vermelha ao Morro da Urca e o segundo até o próprio Pão de Açúcar, com seus 395 metros de altura.

O trajeto não dura nem 10 minutos e vale a pena. A estação do bondinho abre diariamente das 8h às 22h. Existem duas opções alternativas no Pão de Açúcar. A primeira é participar de uma das badaladas festas que acontecem no Morro da Urca. A segunda é mais radical: escalar o paredão de pedra – só para os mais empolgados. Além das alturas, cá para baixo, descubra a belíssima malha verde da cidade em seus dois pontos principais: o Jardim Botânico, que tem mais de cinco mil espécies de plantas, ou a Floresta da Tijuca.

Faça um tour pelas praias nudistas do RIO

Um roteiro pela história carioca, passando por Santa Teresa, Lapa e o Centro, é voltar ao tempo em que a cidade foi tanto a corte da coroa portuguesa como a capital do Brasil Império. Deslumbre-se com o magnífico Teatro Municipal, o Museu de Belas Artes ou o Museu Nacional, que reúne até mesmo os brinquedos de Dom Pedro I, como um navio esculpido em marfim – presente dos reis da China.

Areia, mar e muito bronze – Tendo o morro Dois Irmãos de sentinela, a praia de Ipanema é sempre lotada, mas, nos finais de semana, enche mesmo depois das 14h. A começar do charme do bairro, Ipanema é a praia mais gay e Copacabana a mais gringa. O ponto clássico continua sendo o Posto 9. Durante o Carnaval e ao longo do verão, os quiosques fervem nos trechos da Farme de Amoedo e do chamado “coqueirão”.

Em Copacabana, a opção é o quiosque em frente ao hotel Copacabana Palace. Já na orla da Barra, com 18 quilômetros, vêem-se muitas celebridades e a estonteante moçada do bairro. A região, de águas claras e boas ondas, atrai surfistas e esportistas atrás de windsurf e bodyboarding. Se a fome apertar, banque o carioca comendo queijo coalho ou os onipresentes biscoitos de polvinho Globo, acompanhados de um bom mate gelado. Mas na praia há lugar também para o sushi, o sanduíche natural, o croquete, a massagem, a esfiha, o revisteiro….

Autêntico carioca – Para o carioca, o boteco ou botequim é uma síntese da cidade. Sentado ali, em uma cadeira de metal, muitas vezes se conhece muito mais do Rio. Apelidado também no bom humor local como “pé-sujo”, é onde se toma uma cerveja gelada e se come caldinho de feijão ou bolinho de bacalhau. O Rio tem botequim para tudo que é lado e gosto. Na boêmia Lapa, os botecos ficaram chiques.

Com filas, os das ruas Mem de Sá, Riachuelo e Lavradio têm boa música e comida bem feita. Mais abaixo, um pouco depois dos cenográficos Arcos da Lapa, estão os botecos mais originais, os tais “pés-sujos”. Sem mesas, com comida duvidosa e misturando gringos e brasileiros, são lugares onde se requebra freneticamente. Essa região da cidade, com mais gente na rua que nos bares, define a alma do carioca.

Armação ilimitada – Você pode fazer desde uma simples trilha, até sentir o frio na barriga de voar sobre a Cidade Maravilhosa. Para fazer vôo livre, existem rampas na Pedra Bonita, em São Conrado, a 517 metros de altura. Em dias com boas condições de vôo alguns atletas chegam bem próximos do Cristo Redentor. O pouso é normalmente feito na praia do Pepino. Já a Pedra da Gávea é para os amantes da escalada. Com imponentes 842 metros de altura, é necessário caminhar cerca de três horas em meio à mata para chegar à base da pedra. Os iniciantes também fazem o trajeto com ajuda de cordas. Alguns descem o imenso paredão fazendo rapel.

Tribal e samba – No Réveillon e nos dias de Carnaval, fica difícil não cair nas grandes festas gays, sejam elas de samba ou de música eletrônica. Se você aproveitou a praia o dia todo ou se na época do Carnaval não está a fim de requebrar no Sambódromo, a cidade está repleta de gente com as mesmas intenções. Festas e clubs como The Week, Fosfobox, Le Boy, Cine Ideal, Dama de Ferro e muitos outros ficam abarrotados.

Grandes festas de música eletrônica viraram referências mundiais. Vale se informar na praia sobre qual o programa certo. Dos bailes de Carnaval, vale o famoso Gala Gay, que encerra o Carnaval. Há mais de 25 anos na casa de shows Scala, reúne divertidíssimas drags, transformistas e garotos ousados.

Quanto riso, quanta alegria! – Ok, o desfile das escolas de samba é a cara da folia carioca, mas a diversão de rua também não perde em nada. Houve um renascimento dos blocos de rua. São dezenas deles. Saem antes do Carnaval e se estendem até a semana seguinte. A diversão é garantida. A maioria sai de lugares não divulgados e em horários anunciados apenas para poucas pessoas.

É comum encontrar nas ruas pessoas perdidas, procurando por blocos que já desfilaram dias antes. Os principais saem em Copacabana, Ipanema, Laranjeiras, no Centro e no simpático bairro de Santa Teresa. Existem dois tipos de blocos: os muito procurados e os mais tranqüilos – mas não menos tradicionais – e isso é um de seus grandes charmes. O Cordão da Bola Preta, fundado em 1918 e que desfila no centro, é daqueles que arrastam multidões. A Banda de Ipanema é uma das mais muvucadas pelos meninos.

Já o Cordão do Boitatá, no Centro, o Volta, Alice, em Laranjeiras, e o Suvaco do Cristo, no Jardim Botânico, é para quem quer pular sem se espremer. Importantíssimo: prepare uma fantasia. Não precisa ter o glamour das escolas de samba, mas é essencial uma “produçãozinha” para participar da brincadeira. Pular atrás da banda, em locais históricos e cercados de gente fantasiada e alegre, traz uma sensação que mistura prazer e nostalgia. É experimentar e não querer parar.

Esquentando a Sapucaí – A emoção de presenciar as grandes escolas de samba é indescritível. A excitação da concentração e a forte batida da bateria se misturam aos passos e balanços sincronizados das alas. O desfile mais esperado é o do Grupo Especial com seis escolas desfilando no domingo, 3 de fevereiro, e seis na segunda, dia 4. Quem quer aproveitar ao máximo, inclusive no quesito paquera, vai aos ensaios. (veja box). Sim, o Rio será sempre um lugar para pessoas de todo o mundo se apaixonarem.

AS PRINCIPAIS DICAS PARA CONHECER O RIO DE JANEIRO

Informações e outras atrações

• No Réveillon, acontecem festas públicas também nas praias de Ipanema/Leblon, Flamengo, Barra da Tijuca, Guaratiba, Sepetiba, Ilha do Governador e Ilha de Paquetá. A segurança é garantida pela prefeitura da cidade. Em Copacabana, são 4 quilômetros de festa com fogos de artifício por 18 minutos espocando do céu ou em cascatas dos hotéis e prédios vistos por 2 milhões de pessoas.

• A Prefeitura investiu mais de R$ 8 milhões na revitalização na Lapa. Símbolo da área, os Arcos da Lapa de aqueduto na era imperial hoje serve de ponte para o bondinho que vai para Santa Tereza. Aliás, uma noite na ruidosa Lapa é obrigatório.

• Enquanto estiver tomando sol na praia, ou simplesmente andando em algum calçadão, exercite o que os cariocas adoram fazer: bater um bom papo.

• Não custa avisar: fique ligado em seus pertences e evite lugares considerados perigosos. Perder a câmera digital no final da viagem com todas as fotos não é nada agradável.

• Alguns taxistas cariocas também levam fama pela malandragem. Além de gostarem de pisar no acelerador, muitas vezes rodam além da conta com turistas. Seja malandro também. Tente sempre negociar um bom preço antes de embarcar.

• Além das dicas noturnas, consulte a agenda do Rio em www.cenacarioca.com.br

• A praia do Arpoador é famosa pela pedra que invade o mar, separando a praia de Copacabana da de Ipanema. Nela há um parque com artistas brasileiros e internacionais fazendo apresentações populares.�
Ele foi batizado de Garota de Ipanema, em homenagem à famosa música.

• As margens da Lagoa Rodrigo de Freitas têm áreas de entretenimento muito bem equipadas e uma lindíssima árvore de Natal flutuante. Seus 7,5 km de extensão incorporam os parques dos Patins, Taboas e Catacumba. Na área entre o clube Piraquê e o heliporto, o Parque dos Patins tem shows simultâneos nos quiosques em seu entorno. No Catacumba podem ser vistas 32 esculturas de artistas diversos que integram com harmonia a natureza do parque, ideal para caminhadas. O Taboas é uma verdadeira quadra esportiva que reúne praticantes dos mais variados esportes, como futebol, tênis e skate.

ESCOLAS DE SAMBA E SEUS ENSAIOS

• São Clemente
www.saoclemente.com.br
Ensaios: terças às 20h e sextas às 23h

• Porto da Pedra
www.gresuportodapedra.com.br
Ensaios: sextas às 22h

• Salgueiro
www.salgueiro.com.br
Ensaios: sábados às 23h

• Portela
www.gresportela.com.br
Ensaios: quartas às 20h e sextas às 22h

• Estação Primeira de Mangueira
www.mangueira.com.br
Ensaios: sábados às 22h

• Beija-Flor
www.beija-flor.com.br
Ensaios: quintas às 21h

• Mocidade Independente de Padre Miguel
www.mocidadeindependente.com.br
Ensaios: sábados às 22h

• Imperatriz Leopoldinense
www.imperiatrizleopoldinense.com.br
Ensaios: domingos às 20h

• Grande Rio
www.granderio.org.br
Ensaios: terças às 20h30 e sextas às 23h

• Unidos do Viradouro
www.unidosdoviradouro.com.br
Ensaios: terças às 20h e sábados às 22h30

• Vila Isabel
www.gresunidosdevilaisabel.com.br
Ensaios: quintas às 20h e sábados às 22h

• Unidos da Tijuca
www.unidosdatijuca.com.br
Ensaios: sábados às 22h

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS SUAS VIAGENS PELO MUNDO

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva acima de R$190. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Ofertas de hospedagens no Brasil com super descontos!


Booking.com