Recife, do frevo ao fervo gay

Por ser tão antigo e cheio de história, o Recife prende a atenção do visitante logo de cara, muito por seu clima e cultura, mas também pela evidente beleza natural. Já começa pelo nome, que vem sempre precedido do artigo masculino “o”. Sempre mesmo! E disso os pernambucanos fazem questão, afinal, o nome da cidade se refere ao acidente geográfico que se destaca na paisagem da famosa Boa Viagem, o arrecife descrito por portugueses e holandeses, lá no início da colonização do País.

O que pode parecer mero detalhe para muitos, talvez diga muito sobre o Recife. A cidade tem um pouco desse jeito altivo, meio atrevido até, talvez herança dos tempos em que era muito poderosa. A mais antiga capital brasileira teve também um dos primeiros portos, por onde transitavam toneladas da nossa preciosa cana-de-açúcar. Desse período também vêm os legados cultural, artístico e arquitetônico deixados por índios, portugueses, judeus e holandeses.

DICAS ESPECIAIS
+ Pesquise e reserve um hotel aqui com até 80% OFF
+ Alugue um carro e pague em até 12x sem IOF
+ Reserve seus passeios e compre ingressos de atrações
+ Tenha internet com um Chip 4G internacional em suas viagens
+ E não se esqueça do seu Seguro Viagem!

Na efervescência dessa mistura, criou-se um solo fértil para intelectuais, como os poetas Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, o dramaturgo Nelson Rodrigues, o antropólogo Gilberto Freyre, os artistas plásticos Francisco Brennand e Romero Britto, os políticos Frei Caneca e Joaquim Nabuco, os músicos Chico Science, Lenine e Otto. E a lista não pára.

Praias e mais praias – A cidade do Recife é o centro de uma grande região metropolitana, que engloba ainda outras cidades como Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Itamaracá e Ipojuca, que têm praias imperdíveis como Calhetas, Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe, Carneiros e Tamandaré.

Já as praias urbanas de Recife e Olinda, se não têm aquela paisagem semideserta, contam com boa estrutura e conforto. Toda a orla da famosa Boa Viagem, com cerca de sete quilômetros de extensão, por exemplo, tem restaurantes e barzinhos excelentes, perfeitos para matar aquela fominha pós-praia ou ir bebericando noite adentro.

Mas difícil é sentir fome na praia, já que as tradicionais barracas e ambulantes vendem todo tipo de guloseima em plena areia, desde os prosaicos espetinhos de peixe e camarão fritos e de queijo coalho, até ovos de codorna, ostras, frutas e sopas de tudo que é coisa, inclusive uma apelidada de Caldinho Viagra. Promissor, não?

Oh, linda! – Coladinha ao Recife fica Olinda, cidade de muitos encantos e nome óbvio. Seu centrinho, cheio de ladeiras de paralelepípedos e igrejas do século 16, foi um dos primeiros a serem declarados Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Com ares de vilarejo, Olinda ainda é pródiga em manifestações culturais, como maracatus, afoxés e frevos que acontecem na rua, a céu aberto, e também em ateliês de arte e artesanato, cujas obras podem ser encontradas em feirinhas e no Mercado da Ribeira. O exemplo mais emblemático desse artesanato são os bonecos gigantes que colorem as ruas durante o Carnaval.

A cidade é tão pequenininha que pode ser conhecida em um dia. Não deixe de subir no Alto da Sé, cujo cansaço é compensado pela vista que oferece do mar e pela Igreja da Sé, de 1537. A Basílica de São Bento, também do século 16, já teve seu altar de quase 15 metros de altura exposto até no Museu Guggenheim, de Nova York. Chiquérrimo!

Roteiro básico em Recife

Como grande metrópole que é, Recife ainda oferece uma vasta diversidade de restaurantes, bares e centros de compras. Confira algumas boas opções:

Para comer – Boas sugestões são as carnes do Spettus, a feijoada do Recife Palace Hotel, a pizza da Tomaselli La Gôndola e o italiano Pomodoro Café. Em Olinda, não perca a delícia e a sofisticação do Oficina do Sabor, restaurante com uma cozinha regional-contemporânea da qual saem pratos à base de jerimum, tapioca, leite de coco, e outros ingredientes bem brasileiros.

Para beber – Não deixe de conhecer o Biruta Bar e sua privilegiada vista da Praia do Pina, o Boteco, na avenida Boa Viagem, com seus chopes cremosos e salgados apetitosos, a boemia e a boa música do Empório Sertanejo e o clima de paquera do UK Pub. Em Porto de Galinhas, vá ao Fiteiro, boteco jovem e descolado, mas com alma vintage e radiola de ficha.

Para passear – O catamarã sai do porto, percorre os trechos dos rios Beberibe e Capiberibe, que cortam o centro, e passa por pontes históricas. É imperdível! Outros lugares que merecem ser vistos são o Museu Brennand e suas mais de duas mil esculturas, o cinema da Fundação Joaquim Nabuco e a sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas.

Para comprar – Além dos três bons shoppings, há um lugar espetacular: o Paço da Alfândega, que está instalado no prédio onde originalmente funcionava a alfândega pernambucana e que hoje conta com lojas de grifes modernas. É muito bacana conhecer também a Casa de Cultura, um centro de artesanato que fica na antiga prisão, e o Mercado de São José, que teve sua estrutura de aço fabricada na Europa.

Cena GLS é tão democrática quanto os recifenses

A cena gay do Recife começa ainda pela manhã na orla da cidade, mas só termina no final da madrugada, quando as diversas casas noturnas espalhadas pelos bairros centrais encerram suas baladas.

O trecho de areia entre o Hotel Savaroni e o Edifício Acaiaca é a área de concentração gay da Praia de Boa Viagem. Sempre de sunga ou biquíni, o povo se encontra ali, aos sábados e domingos de sol, a partir das 10h, e só vai embora ao final da tarde. Dá de tudo nesse pedaço da costa: meninos e meninas, ricos e pobres, sarados e gordinhos.

Mas as atrações do Recife não estão restritas nem aos finais de semana, nem à paquera nas praias. Diariamente, moradores e turistas se encontram – de banho tomado – no popular bairro da Boa Vista, ao redor do shopping de mesmo nome, onde estão alguns dos bares gays mais tradicionais da cidade, como o Pithouse e o Mustang.

Já os recifenses modernos preferem se reunir na Galeria Joana D’Arc, localizada no bairro do Pina. Além de lojas de roupas, a galeria reúne bares e restaurantes que, durante a noite, compartilham um jardim com mesinhas onde está a maior concentração de gente alternativa do Recife, principalmente entre quinta-feira e domingo.

Modernos ou não, todos terminam as noites de sexta e sábado em alguma das boates da cidade, como a boate Metrópole, a mais famosa entre recifenses e turistas. A casa, localizada na Boa Vista, conta com concorridos shows de striptease masculino e reúne diversos bares temáticos e pistas de dança animadas por top DJs locais e convidados.

E como outras capitais brasileiras, Recife também tem sua matinê dominical. No MKB (Meu Kaso Bar), também na Boa Vista e que abre às 21h, a multidão se joga na pista ao som eclético, que vai do pagode ao forró, e circula pela dance music radiofônica. A festa é democrática como toda cena GLS recifense, que acorda cedo, mas não tem hora pra acabar.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS SUAS VIAGENS PELO MUNDO

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (8)

  • Estou aqui em São Paulo há 33 anos, mais não esqueço minha cidade de origem, Recife, amo minha terra, quando aposentar, vou terminar meus dias em minha cidade da veneza brasileira.

  • Minha cidade é Recife, terra do frevo, da praia, do sol de verão, do boneco de Olinda, minha cidade eterna.

  • Já coloquei recife no cenário brasileiro do teatro espero voltar para repetir a façanha...valeu povoo , me espera que to indo

  • Estou indo morar em Recife no fim do ano e espero ser bem recebido. Já estou pesquisando os melhores pont´s. Espero criar muitas amizades e encontrar muitos gatos danados!! srsrsr. Do Rio de Janeiro para Recife... ooooooooooo coisa boaaaaaaaaa

  • Eu sou pernambucana nata.
    Adoro Recife Amo demais minha querida Olinda.
    Moro em Olinda e acho aqui o melhor e mais bonito lugar do mundo.
    Quem conhece Olinda se apaixona, e quem não conhece precisar conhecer.
    Bjs
    Mônica

  • OLÁ, EU CHEGUEI RECENTEMENTE DE SÃO PAULO E NÃO CONHEÇO NINGUÉM QUE CURTE MUSICA ELETRONICA... ESTOU A PROCURA DE AMIZADES. E GOSTARIA MUITO DE CONHECER A BOATE. 81 93500801 JÉSSICA

Posts Relacionados