Qual corte de cabelo e barba ideal para o seu tipo rosto?

Formatos de rosto e tipo de barba ideal

Antigamente era comum que os homens entrassem em uma barbearia, ou salão, e pedissem por um corte de cabelo e barba bem simples, clássico. Basicamente a ideia era aparar o comprimento, ficar asseado, penteado, sem grandes mudanças ao formato. O caso é que nem sempre, ou quase nunca, isso era o ideal para valorizar as características do rosto de cada um.

Ser barbeiro é mais do que saber como cortar barba e cabelo. Nossa profissão implica em deixar as pessoas bonitas usando o que elas têm de melhor, ressaltando e controlando ângulos do rosto. É a diferença entre a pessoa ficar comum ou atraente, e em muitos casos é uma vaidade masculina não muito explorada na sociedade.

DICAS ESPECIAIS
+ Pesquise e reserve um hotel aqui com até 80% OFF
+ Alugue um carro e pague em até 12x sem IOF
+ Reserve seus passeios e compre ingressos de atrações
+ Tenha internet com um Chip 4G internacional em suas viagens
+ E não se esqueça do seu Seguro Viagem!

Isso só começou a mudar quando moda masculina passou a ganhar mais palco. Copiar celebridades e esportistas talvez tenha sido o pontapé inicial. Apesar disso, nem sempre copiar um corte dá certo, já que ele foi feito pensando no rosto de outro indivíduo.

É preciso uma atenção especial ao formato do rosto de cada um, escolhendo algo que valorize o seu eu individual. Há características na face que precisam ser acentuadas e evidenciadas, e outras que precisam ser disfarçadas ou melhoradas, não buscando um padrão, mas justamente buscando o modo particular de beleza para cada um.

Claro que cada rosto é particular, e alguns detalhes você só descobrirá junto a seu barbeiro na hora do corte, justamente por isso é bom contar com um profissional especializado, mas é possível seguir algumas linhas guia que te ajudam a começar a ter ideias de como seu cabelo pode ficar.

O tipo de cabelo e pelos é um fator importante, mas é possível encontrar cortes bonitos para qualquer tipo de cabelo, importando mais como eles ficam dispostos na estrutura óssea de cada rosto. O tipo de rosto é o fator chave a se considerar.

Qual o seu tipo de rosto: oval, redondo ou quadrado?

De um modo geral há três tipos de rosto: oval, redondo e quadrado. Porém, rostos ovais podem comuns, ou ser mais triangulares, ou em formato de diamante, enquanto rostos quadrados podem ser mais retangulares. Antes de ir ao barbeiro, dê uma boa olhada no seu rosto. Tente identificar como ele é em seus detalhes, se precisar bata uma foto e desenhe sobre ela a forma geométrica que mais parece conectar os pontos do rosto.

Em seguida, dê uma olhada no guia abaixo, onde comento como são as características de cada rosto e como harmonizá-los através do corte da barba e do cabelo. Isso vai te ajudar a ter um ponto de partida para encontrar cortes que melhor lhe servem.

Rosto quadrado

Um rosto quadrado é definido por possuir a testa e o maxilar de larguras quase iguais. Além disso há ângulos mais retos na mandíbula. É um rosto sério, e cortes de cabelo assimétricos ajudam a “quebrar” essa rigidez. O estilo mais “bagunçado”, com ondas e mechas, que dão a ilusão de movimento, são ideais. Eles equilibram os ângulos retos. Outras boa pedida são cortes mais justos e com laterais baixas.

Na barba o ideal é alongar o formato do rosto, deixando o corte estreito nas laterais do rosto com pelos mais longos no queixo, mantendo um formato arredondado ou ovalado. Isso suaviza as linhas já retas da mandíbula e queixo.

No rosto retangular, que é uma variação do quadrado, a assimetria não cai muito bem. A ideia central é diminuir um pouco o comprimento da face, e alguns fios deslizando para a testa são uma boa ideia. Topetes e cortes que aumentam ainda mais o rosto não são bons, e por isso o volume deve ser mais equilibrado.

No quesito barba, o interessante é acrescentar largura ao rosto, deixando pelos mais longos em ângulos retos na lateral dos rostos, enquanto eles ficam mais curtos na mandíbula.

Rosto oval

O rosto oval é mais largo nas têmporas e afinal em direção ao queixo, sempre mantendo uma linha circular. O rosto oval comum é o rosto com proporções mais harmônicas, e o que dá maior liberdade na hora de escolher um corte, tanto para cabelo, quanto para barba. Topetes alinhados ou bagunçados, laterais raspadas ou longas, franja, não importa, geralmente o corte fica bem nesse tipo de rosto. É aqui que os cortes clássicos se dão bem.

Quando falamos da barba, esse formato também favorece o uso de qualquer tipo de barba, porém o estilo “por fazer” é perfeito, pois ele deixa aparente as linhas faciais que já são bem proporcionadas.

Quando esse formato de rosto ganha aspectos mais sinuosos, dizemos que esse rosto é triangular, ou quando tem uma mandíbula angulosa, chamamos de rosto em formato de diamante. Essas podem ser consideradas sub divisões do rosto oval.

No rosto triangular os cortes de cabelo com cortes laterais rentes ficam muito bons. Franjas também são interessantes, mantendo volume na parte superior. Nos rostos com formato diamante, topetes ou cabelo para o lado são interessantes, já que a ideia é não alargar ainda mais o formato do rosto.

Na barba do rosto triangular é preciso equilibrar bem as medidas com pelos mais longos nas bochechas e mais curtos no queixo. É bom evitar cavanhaques ou linhas da barba que puxem as linhas faciais para baixo. Em rostos diamante, é bom que a barba aumente as laterais do queixo, com pelos do queixo mais curtos do que no resto da barba para alargar a mandíbula.

Rosto redondo

Por fim o rosto redondo tem a mandíbula arredondada sem ângulos marcantes, e medidas muito simulares entre bochecha e queixo. Como nesse rosto há pouco ângulos a ideia é colocar alguns. O corte deve alongar o rosto e diminuir a largura nas laterais. Volume no topo da cabeça, como topetes, é o ideal, assim como manter o cabelo baixo na lateral. Os cortes clássicos devem ser evitados, pois deixam o rosto ainda mais redondo.

Na barba é interessante deixar os pelos mais compridos no queixo e na mandíbula, e mais curtos nas bochechas. Apare a barba em formato mais quadrado, rente ao queixo, ou em um formato pontudo, com os pelos mais longos no queixo, em V. Isso também ajudará a alongar e angular o rosto.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS SUAS VIAGENS PELO MUNDO

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.