Bonito gay: beleza pura

Com uma natureza estonteante, Bonito é uma das principais cidades brasileiras com ecoturismo. E há três anos um festival dedicado ao público GLBT está levando alegria para dentro… e para fora da mata

Quando um lugar se chama Bonito, de imediato se imagina que algo realmente belo nos aguarda. E o nome não mente, essa cidade de Mato Grosso do Sul atrai uma média de 70 mil turistas por ano devido a sua deslumbrante natureza, tratada como se deve nestes tempos em que o ecossistema está em alerta.

DICAS ESPECIAIS
+ Pesquise e reserve um hotel aqui com até 80% OFF
+ Alugue um carro e pague em até 12x sem IOF
+ Reserve seus passeios e compre ingressos de atrações
+ Tenha internet com um Chip 4G internacional em suas viagens
+ E não se esqueça do seu Seguro Viagem!

A infra-estrutura para receber seus visitantes é muito boa e diversificada. E, melhor ainda: atualmente, num simples banho de cachoeira ou numa noite típica de luar do sertão, pode rolar, digamos, um bonito romance. E para todos os gostos! A cidade, que produz eventos já consagrados, como o Festival de Inverno e o da América do Sul, realiza, em breve, a terceira versão do Gay Bonito, entre os dias 15 e 18 de novembro.

A programação desse festival reúne palestras, atividades artísticas, festas, e, claro, a atração principal: os imperdíveis passeios pelos belos recantos naturais com pacotes especiais para os grupos gays. Quer dizer, pode-se tanto aproveitar o evento como aventurar-se por cenários de, literalmente, tirar o fôlego.

“Aqui você encontra lugares incríveis para namorar à vontade na beira dos rios, das cachoeiras ou nos morros. Tanto que abriram um motel aqui, mas logo fechou”, brinca Ronald Rosa, idealizador e diretor do evento. Veterinário, Ronald deixou São Paulo e morou quinze anos na área do Pantanal, trabalhando com o turismo local. A região, próxima de Bonito, propiciou muitas amizades, a ponto de ele se mudar para lá. Foi aí que Ronald criou a ong socioambiental Associação Amigos do Brasil e, em seguida, o festival.

O evento é também uma grande vitória para a comunidade gay bonitense, formada, na maioria, por nativos e donos de pousadas, de bares, guias turísticos e outros profissionais do turismo local. A câmara dos vereadores promulgou, em 2006, uma lei antidiscriminação pela orientação sexual para apoiar o festival, assegurando, assim, todos os direitos da diversidade perante qualquer ato discriminatório. Quer dizer: garotos ou garotas andando de mãos dadas publicamente, por exemplo, está ok!

Abismo, serpentes e rapel – Independentemente dos descolados dias do festival, o frisson homo corre livre, leve e solto como as águas dos rios. Pela manhã, o encontro geral é no Balneário Municipal. Gratuito para os habitantes e com taxa de R$ 10 para os turistas, o parque tem um lago onde tanto se pode nadar como experimentar um dos prazeres naturais típicos de Bonito, a flutuação. Graças aos rios limpos e às correntezas fortes, o corpo flutua pelas águas e se depara com dezenas de cardumes pelo caminho. O Balneário ainda oferece quadra de vôlei na areia e uma rica flora – além de morros e moitas nos quais a paquera esquenta.

Até o final da tarde, boa parte dos visitantes passeia pelo circuito do ecoturismo local. O Abismo Anhumas oferece uma descida em rapel de uma altura de 82 metros, dentro de uma caverna com lago, onde também se pratica flutuação. Já em Boca da Onça, além de rapel, tem a cachoeira mais alta do estado, com 156 metros. Outro belo cenário é o Bonito Aventura, uma trilha de 1.800 metros com uma alegre fauna, imponentes árvores nativas e que finaliza num mergulho livre de 2.200 metros no rio Formoso, ótimo para a flutuação. Quem adora animais selvagens tem como obrigação visitar o Projeto Jibóia, um verdadeiro festival de cobras e serpentes.

Tá Boa! – De volta a Bonito, ao cair da tarde, o agito se instala nos bares e restaurantes, à espera dos ecoturistas. Tudo acontece em quatro quarteirões. A rua principal é a Cel. Pilad Rebuá, onde se encontram as principais lojas, agências de turismo e bares. Ao lado, na recém-reformada praça da Liberdade, é onde a população se concentra. O bar mais tradicional chama-se, veja só, Ta Boa. Que também é marca de pinga, além do principal ponto gay. Demorou para ser respeitado. Quando o turismo se intensificou, há doze anos, os viajantes escolheram o bar, já point do babado, como o melhor. Bastou para os moradores baixarem a bola. “Minha maior briga era mostrar que eu era gay, mas poderia ter um bar de qualidade para todo mundo”, lembra a proprietária, Andréia Fontoura. Outro lugar fervido, na mesma rua, é o Oca. De manhã funciona como restaurante, servindo opções à base de mandioca, e à noite faz baladas com bandas ao vivo.

Brokeback Mountain – No quesito paquera, há um lado bem peculiar de Bonito. Num clima, digamos, bem regionalista, os peões locais não se fazem de rogados diante de um flerte. “Várias vezes eu estava em casa, eles apareciam de cavalo e me convidavam para passear. Aí já viu…”, conta Ronald, sobre esse comportamento bem comum na cidade e nas regiões pantaneiras vizinhas. “Os gays vão aos bailes tipo risca faca, típicos do povo de “chapéu e fivelão”, ou nos bares de bilhar. Rola muita paquera, com olhares dos peões que ninguém pode imaginar”, acrescenta. A relação dos peões com os gays chegou a inspirar um curta-metragem, produzido pelo canal francês Plus, chamado Cowboy Forever e comercializado na Europa e nos EUA. O filme por excelência foi atração da edição 2006 do Gay Bonito, e este ano participa do Festival Mix Brasil de Cinema. Assim, pode-se dizer que nossa versão para O Segredo de Brokeback Mountain foi filmada em Bonito. E com final bem mais feliz!

As informações básicas para curtir Bonito

Onde comer

A pecuária é o maior pólo econômico da região, e, por isso, a comida típica é a carne vermelha, além do arroz-de-carreteiro e da mandioca. O restaurante Santa Esmeralda é totalmente friendly, com comida caseira de primeira, grelhados e peixes da região. O Casa do João também é bem procurado pela fama local dos seus proprietários. Para os boêmios à procura de uma refeição mais rápida, o Gugu Lanches funciona durante as madrugadas.

Informações úteis

Não existe ônibus intermunicipal. Os bonitenses se locomovem de bicicleta, e os turistas podem usar as vans das agências ou transitar livremente de táxi e moto-táxi. A água cristalina da região é muito concentrada em carbonato de cálcio e magnésio, o que provoca diarréia nas pessoas que não estão acostumadas. Dessa forma, os turistas são orientados a beber apenas água mineral industrializada.

Atrações alternativas

Bonito tem uma posição geográfica estratégica, e o turista pode esticar sua passagem até o Pantanal, numa viajem maravilhosa de 2 horas, com pequenos animais como tatus ou gambás cruzando a estrada e tucanos voando. A cidade de Ponta Porã faz divisa com o Paraguai, e os mais consumistas aproveitam as opções do tipo Zona Franca para comprar eletrônicos, roupas e cosméticos. Em média, os guias indicam no mínimo uma viajem de uma semana para aproveitar melhor a temporada.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS SUAS VIAGENS PELO MUNDO

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (3)

  • ola adorei o site e queria dizer que estou indo sozinho pra bonito de 14/02/2016 a 21/02/2016
    gostei das dicas e querias saber mais sobre a cidade e a recepção pois pensei muito antes de fechar a viagem pois estava com receio de ir sozinho mas espero fazer amizade no ta boa e nos passeios e quem sabe ate arrumar uma paixao

    • Oi, sou de salvador BAHIA, estou indo P Bonito mês que vem e vou só tbm, queria umas dicas, onde ficou, como foi, se possível me chama no WhatsApp 71981835922 ou Instagram maucoosta