Aracaju com seus cheiros, cores e sabores

Em comemoração ao aniversário de Aracaju, a Secretaria de Turismo preparou um especial onde irá mostrar as cores, sabores e principais pontos turísticos de uma das capitais mais jovens do país. E para abrir o nosso especial nada melhor do que falar da culinária local que conquista os moradores e turistas com o seu cheiro, cores e sabores.

Entre todas as cores espalhadas nos mercados centrais de Aracaju, entre os cheiros dos temperos e das comidas, e a arquitetura com o estilo colonial espanhol que se mantém até hoje, mesmo depois de algumas reformas, é possível entender a beleza que se faz presente num dos maiores pontos turísticos da capital sergipana.

DICAS ESPECIAIS
+ Pesquise e reserve um hotel aqui com até 80% OFF
+ Alugue um carro e pague em até 12x sem IOF
+ Reserve seus passeios e compre ingressos de atrações
+ Tenha internet com um Chip 4G internacional em suas viagens
+ E não se esqueça do seu Seguro Viagem!

Aracaju com seus cheiros, cores e sabores – Foto Maxwell Corrêa

Mercado de Aracajú – Acervo EMSETUR

Comida Típica – Foto: Maxweel Corrêa

Desde 1926, quando foi inaugurado, o Mercado Antônio Franco até hoje é considerado patrimônio de grande importância para a movimentação turística em Aracaju. Especificamente no Antônio Franco é possível encontrar restaurantes que valorizam a culinária sergipana/nordestina. Quem conhece a tríade de mercados centrais de Aracaju, com certeza sente o cheiro do cardápio típico da região que ronda pelo Antônio Franco. Pirão de capão, carne do sol, galinha guisada, bacalhau, cuscuz no café da manhã. São muitas as delícias encontradas como opção para refeições no mercado.

Um dos principais restaurantes de lá, é o Caçarola – que fica no terraço, que faz um buffet com comidas de muito bom gosto sergipano. Uma característica peculiar do restaurante são os nomes dos pratos, que carregam um pouco do modo sergipano de falar. Um exemplo disso é a sobremesa mais pedida no lugar: “Moça Virgem”. Um sorvete de tapioca com bananas flambadas e pó de canela. Um sabor indescritível que caiu no gosto de muitos turistas além dos próprios sergipanos.

Ainda na praça dos mercados de Aracaju, o mercado Thales Ferraz é onde os turistas conhecem todos os derivados da tapioca, um bem imaterial do estado. No “Espaço do Beiju” o visitante encontra beiju molhado na folha de bananeira, pé-de-moleque, sarolho, pamonha, etc.

Amendoim – Foto: Cesar de Oliveira. Acervo EMSETUR

Sobremesa de Tapioca – Foto Maxwell Corrêa

Sabores que encantam os turistas. Foto: Cassandra Teodoro

Por fim, e não menos agradável, o mercado Albano Franco, que tem uma enorme feira hortifrutigranjeira. São diversas frutas e verduras regionais à venda, a exemplo da mangaba, fruta nativa do litoral do nordeste, sendo Sergipe o principal produtor do Brasil. As pimentas tipicamente sergipanas – algumas preparadas de forma caseira – também se fazem presentes nas bancadas do mercado. Diante tantas opções o  “Amendoim Cozido” se destaca por ser famoso petisco sergipano, castanhas de caju (doces ou salgadas), e doces derivados de quase todas as frutas típicas são facilmente encontrados.

Dentre as diversas opções de frutas também se destacam a acerola, o jenipapo, e claro, o caju, que ajudou a originar o nome da terra das araras e dos cajus. A farinha sergipana também é bastante famosa por ser fina, o que faz com que muitos turistas já visitem os mercados em busca da farinha de mandioca sergipana.

Fonte: Assessoria de Imprensa



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS SUAS VIAGENS PELO MUNDO

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.
Posts Relacionados